ENDEREÇO
Av. Mariland, 274
Porto Alegre - RS

FONE
(51) 3019.3688

E-MAIL
contato@casadoyogin.com.br


Galeria de Fotos








 
Parighásana

Parighásana

A idéia deste texto é explorar alguns aspectos do parighāsana, um āsana de flexão lateral da coluna. Com bastante objetividade, serão abordadas algumas dicas para aprimorar a prática do parighāsana. Este texto não invalida a presença de um professor de Yoga, pelo contrário, é sempre indispensável alguém que dê orientação no Yoga. Se você tiver algum problema de coluna ou pressão alta, consulte um médico antes de iniciar a prática de āsanas. Prevenir é sempre a melhor alternativa.

 
Execução

 1- Ajoelhe-se mantendo os joelhos na mesma largura dos quadris;

2- estenda a perna direita lateralmente colocando toda a sola do pé bem firme no solo;

3-. Inicialmente pode até manter o pé direito voltado para frente, mas para avançar no parighāsana coloque o pé direto de 45º à 90º, o importante é manter todo o pé bem firme contra o solo.

4- busque manter a perna direita bem estendida direcionando coxa e joelho direito para cima.

5-repouse a mão direita sobre a perna direita.

6-inspire elevando verticalmente o braço esquerdo, alongando o lado esquerdo do tronco e exale flexionando o tronco na lateral direita.

7- mantenha o braço esquerdo próximo à orelha.

8- permaneça confortavelmente e depois faça o mesmo para o lado esquerdo.

 Para quem sente desconforto em executar trikonasānas devido ao pouco alongamento nas pernas pode inicialmente executar o parighāsana para trabalhar as flexões laterais da coluna. Isso não significa que o parighāsana seja um substituto do trikonāsana, é apenas uma alternativa para quem está iniciando em yoga āsanas.

 Durante toda a permanência no āsana observe uma respiração profunda, consciente, controlada e sem esforço. Para iniciar inspire (pūraka) elevando o braço esquerdo e alongando os músculos torácicos. A flexão lateral é iniciada com exalação (rechaka). Durante a permanência no parighāsana utilize adhama prānana, respiração abdominal ou respiração baixa. Exale plenamente para chegar ao ponto máximo do parighāsana e retorne com pūraka (inspiração)

 
Alinhamento corporal

 1- ao estender a perna lateralmente tente também perceber-se por este ângulo. Se você estivesse observando a você mesmo, perceba o alinhamento lateral entre pernas, quadril, tronco, ombros, braços e cabeça.

2- na variação mais inicial você pode manter o pé voltado para frente, cuide para não movimentar o quadril nem para frente ou para trás quando flexionar o tronco na lateral. A movimentação deve acontecer somente da cintura para cima, os quadris permanecem imóveis nesta primeira variação.

3- observe os ombros para não movimentá-los em para frente e nem para trás, os ombros somente acompanham o direcionamento lateral do tronco.

4- o braço que está elevado permanece ao lado da orelha, essa observação ajuda a manter os ombros alinhados.

5- para executar o parighāsana completo, coloque o pé direto de 45º até 90º. Com isso ocorre uma pequena e sutil rotação do quadril para a direita.

6- a mão que está apoiada na perna não agarra a perna, é simplesmente um apoio sutil. O que regula a intensidade das flexões laterais são os músculos do próprio tronco e não o apoio da mão na perna.

7- a cada exalação aproxime mais a mão direita do dorso do pé direito.

 Benefícios:

 Auxilia na expansão da capacidade respiratória pelo fato de alongar os músculos intercostais. Com os músculos intercostais alongados, os pulmões têm maior capacidade de expansão dentro da caixa torácica. Esse alongamento lateral alivia casos de asma, alergias e resfriados. Melhora a circulação sanguínea em todo o corpo.

Tonifica órgãos e músculos abdominais (principalmente músculos oblíquos internos e externos), estimula uma boa digestão e tem grande atuação sobre intestinos, fígado e baço. Além de favorecer o funcionamento do sistema digestivo, este āsana também previne prisão de ventre, estimula os movimentos peristálticos e auxilia na evacuação. Tonifica quadríceps da coxa e confere flexibilidade na região pélvica, favorecendo os āsanas sentados para meditação.

Elimina casos de dores nas costas para aqueles que possuem enrijecimento na coluna vertebral. As regiões lombar e torácica recebem uma flexão lateral de um ângulo aproximadamente de 20º cada, enquanto a região cervical recebe uma flexão lateral de um ângulo 35-40º.

O parighāsana é uma excelente técnica para eliminar a adiposidade na região lateral da cintura. 

Na área emocional confere elevação de autoconfiança, amplia da concentração, sensação de liberdade, firmeza de foco mental para pensamentos, emoções e ações.

     

 Boa prática e até a próxima

Om Namah Śivaya

Daniel Nodari (Mahādeva)

danielyoga@gmail.com

 





« voltar