ENDEREÇO
Av. Mariland, 274
Porto Alegre - RS

FONE
(51) 3019.3688

E-MAIL
contato@casadoyogin.com.br


Galeria de Fotos








 
Varjāsana

VAJRĀSANA


A idéia deste texto é explorar alguns aspectos do vajrásana, um ásana sentado. Com bastante objetividade, serão abordadas algumas dicas para aprimorar a prática do vajrāsana. Este texto não invalida a presença de um professor de Yoga, pelo contrário, é sempre indispensável alguém que dê orientação para a prática do Yoga. Se você tiver algum problema de coluna ou pressão alta, consulte um médico antes de iniciar a prática de āsanas. Prevenir é sempre o melhor remédio.

Execução

O Varjāsana é um āsana de fácil execução. Ajoelhe-se no solo e sente sobre os calcanhares. Mantenha os joelhos unidos, calcanhares levemente afastados e aproxime os dedos maiores dos pés. A coluna fica naturalmente bem alinhada, sem forçamento e livre de tensões. As mãos confortavelmente repousam sobre as coxas ou joelhos. Este é o vajrāsana.

Muitas vezes as pessoas subestimam os āsanas de fácil execução. Sabemos que os āsana fornecem excelentes benefícios aos sādhakas (praticante), tais como: um bom condicionamento físico, vitalidade orgânica, um bom alongamento, flexibilidade articular, definição muscular, elimina dores nas costas, de insônia, equilibra as correntes pranicas no corpo sutil, auxilia na concentração, eleva auto-estima, etc., mas obter estes benefícios é apenas uma parte do processo.

O āsana tem ainda uma função muito importante na evolução do praticante. Através dele é que conseguiremos obter estabilidade corporal para ficarmos sentado e buscar o auto-conhecimento através da meditação. Se o corpo é instável, a mente também será instável, dificilmente conseguiremos sentar e meditar se o corpo estiver interferindo no processo. Os vários grupos de āsanas existentes além de auxiliaram na busca da estabilidade do corpo e mente para a prática de meditação, conferem também tudo que foi exposto anteriormente.

 Alinhamento corporal

 -mantenha joelhos bem próximos;

-sente-se sobre calcanhares mantendo os dedos maiores dos pés sobrepostos;

-para aqueles que têm uma boa flexibilidade nas articulações dos joelhos podem afastar um pouco mais os calcanhares e sentar mais sobre a planta dos pés e não somente sobre os calcanhares. Para quem tem uma excelente flexibilidade nas articulações dos joelhos há uma outra variação que consiste em senta-se no solo com os dorsos dos pés no solo e bem ao lado dos quadris, esta variação também serve como compensação das articulações dos joelhos para o sādhaka que vem buscando o aperfeiçoamento no padmāsana, mas lembre que o mais importante para a execução do padmāsana é possuir uma excelente flexibilidade articular na região pélvica.

-qualquer sinal de desconforto nos joelhos ou no dorso dos pés desfaça imediatamente o varjāsana;

-observe a região lombar e o encaixe dos quadris, quando isto for feito a coluna vertebral naturalmente permanece alinhada. Dificilmente alguém executa o varjāsana com a coluna curvada.

 Beneficios

 Em algumas técnicas respiratórias e de concentração o vajrāsana pode ser alternativa para aqueles que não conseguem permanecer muito tempo em padmāsana, siddhāsana ou até mesmo em sukhāsana. Este āsana tonifica articulações, nervos e músculos das pernas. Ameniza significativamente casos de dores ciáticas.

O vajrāsana altera o direcionamento do sangue e dos impulsos nervosos na região pélvica, fortalece músculos e órgãos da região pélvica, alivia hemorróidas, flatulência e hérnias. Em homens atua significativamente nos casos de hidrocele (presença de líquido em quantidades anormais dentro do escroto e nas regiões que envolvem os testículos. Hidrocele pode ser unilateral ou bilateral). Nas mulheres regulariza disfunções menstruais.

Excelente āsana para estimular uma boa digestão, segundo o livro Asana, pranayama mudra bandha (Pg.110) do Swami Satyananda Saraswati, o vajrāsana “eleva a eficiência do sistema digestivo, aliviando disfunções estomacais como hiperacidez e úlcera péptica” (lesão do revestimento (ou mucosa) do esôfago, estômago ou duodeno). Para uma boa digestão, pode-se permanecer de cinco a quinze minutos no vajrāsana. Na área emocional o vajrāsana promove estados de calma, serenidade e predispõe muito à meditação.

 
Boa prática e até a próxima

Om Namah Shivaya

Daniel Nodari (Mahādeva): Professor de Yoga e músico.

 





« voltar