ENDEREÇO
Av. Mariland, 274
Porto Alegre - RS

FONE
(51) 3019.3688

E-MAIL
contato@casadoyogin.com.br


Galeria de Fotos








 
Caminhos para Iluminação

Caminhos para Iluminação

                                                                                           Mauricio Woycicki

 

Karma Yoga, Bhakti Yoga, Rája Yoga, Jñána Yoga.

 

- Karma Yoga – Yoga da ação desinteressada. Liberdade na ação sem considerar os resultados. O shastra que expõe de forma clara este Yoga é o Bhagavad Gita (canção do senhor), onde Krisha ensina o príncipe Arjuna a viver em harmonia com o karma e o dharma (lei humana).

 

- Bhakti Yoga – Yoga da devoção. Dentre as práticas de bhakti o devoto canta , kirtans, bhajas (cânticos devocionais), pújá (oferendas), com profundo bhavan (sentimento). Os textos de Bhakti são os Ágamas e os Tantras.

 

- Rája Yoga – Significa Yoga real. Também recebe o nome de Ashtánga Yoga, Yoga de Patanjali, Pátañjali Rája Yoga, Seshwara Sámkhya. O Ashtánga Yoga é dividido em oito angas;

 

   Yama – proscrições éticas

   Niyama – prescrições éticas

   Ásana – trabalho do corpo

   Pránáyáma – expansão da energia

   Pratyáhára – retração dos sentidos

   Dhárana – concentração

   Dhyána – meditação

   Samádhi – iluminação

 

- Jñána Yoga – Yoga do conhecimento. O jñána Yoga se fundamenta sobre o discernimento, a intuição de discriminação (viveka khyáti) indicada pelos Yoga Sútras como causa direta da libertação. Y.S. ll: 26.

“Este conhecimento que brota da discriminação, já enaltecido pelo Sámkhya,considerado pelo Pátañjala Yoga como o resultado da ascese yogue,é preconizado pelo Vedánta, e mais especificamente pelo Adwaita Vedánda,seu mais importante defensor,como método autônomo e completo para atingir a libertação.Entretanto,como este Yoga requer altas qualificações da parte do discípulo,não se dirige,de fato,senão aqueles cujo espírito já esta,numa certa medida,preparado,dominado e purificado pela prática das outra disciplinas do Yoga,ou pela devoção a Deus e ao guru.”Tara Michael,O Yoga,p.141.   

 

Bibliografia:

Kupfer, Pedro: Dicionário de Yoga.

Feuerstein,Georg: A tradição do Yoga.



« voltar